Como seria possível nosso mestre ter morrido na tarde de sexta feira (segundo se houve falar) e ter ressucitado no domingo, se ele disse que ficaria 3 dias e 3 noites no centro da terra ? ou que ressucitaria depois de 3 dias, parece que a conta não fecha, lembrando que os dias eram contados de por do sol á por do sol. comente....
top of page
Que a paz de Cristo seja o juiz em seu coração, visto que vocês foram chamados para viver em paz, como membros de um só corpo. E sejam agradecidos.
Colossenses 3:15
bottom of page
Bem, o conceito de "3 dias e 3 noites" pode ser interpretado de formas diferentes. Talvez tenha sido uma forma figurativa de expressar que ele retornaria após um curto período de tempo. Independentemente disso, a crença ou fé em sua ressurreição é uma questão de fé individual. É se ele morreu na tarde de sexta-feira e ressuscitou no domingo, levando em conta a contagem de tempo atual, pode-se concluir que ele morreu em uma quinta-feira.
Os judeus contavam o tempo de forma diferente da forma que usamos atualmente. O dia começava e terminava com o pôr do sol — por volta das 18:00 horas. Esse período de aproximadamente 24 horas formava o que era chamado entre os judeus de onah — que incluía um dia e uma noite.
No entanto, para os judeus, uma vez que um onah era iniciados, considerava-se um onah inteiro. Em outras palavras, uma parte de um dia era como o total dele para fins de contabilização.
Isso ajuda a entender a declaração de Jesus de que Ele ficaria no coração da terra durante três dias e três noites. Nesse sentido, a expressão “três dias e três noites” era uma expressão idiomática usada pelos judeus não com o objetivo de se referir ao período exato de 72 horas — três dias e três noites inteiros —, mas com o objetivo de se referir a três unidades de tempo.
Por isso podemos dizer que expressões como: “ao terceiro dia”, “no terceiro dia”, “depois de três dias” e “três dias e três noites”, significam a mesma coisa e são usadas na Bíblia de forma intercambiável.
Eles disseram que Jesus tinha prometido ressuscitar “depois de três dias”, e pediram que o sepulcro fosse guardado até “ao terceiro dia” (Mateus 27:62-64).